Blogs

Meu caminho para a pele saudável

Não é só que o nome "saudável" aparece no título do post, e não "bonito", porque não é nenhum segredo que apenas a pele saudável pode parecer bonita e decidi escrever sobre como melhorar a saúde da pele.
Hoje não haverá foto antes e depois, já que meus resultados ainda são muito modestos - estou apenas começando a luta. Além disso, apenas um creme milagroso pode mudar camada superior pele em uma noite, e uma reestruturação completa do corpo requer mais de um mês. Eu só quero sistematizar e dizer tudo o que sei e aplicar sobre este tópico. Eu acho que não vou descobrir a América para ninguém, mas ainda assim espero que meu post seja útil para alguém, porque mesmo conhecendo essas regras, muitas vezes esquecemos deles e, com certeza, não será errado lembrá-los de nós mesmos.
Então para a batalha!
Meu principal problema é espinhas e traços deles. A razão para espinhas é parcialmente interna para mim, então a questão da saúde é especialmente relevante. Há também poros entupidos, pontos pretos, um par de veias de aranha, uma pele sem brilho, a pele é muito sensível, combinada - a zona T é brilhante e ao mesmo tempo, há uma tendência a secura e descamação. Em geral, há algo para lutar.
Eu condicionalmente dividirei minha história em três partes - estilo de vida, nutrição e cuidado. Esses são os três principais fatores que afetam a condição da pele, sem contar a ecologia e a hereditariedade, que não somos capazes de influenciar.

Estilo de vida

Movimento
Eu serei banal, mas o movimento é a vida. De fato, não há um único órgão no corpo que não seja afetado pela atividade motora. Quando nos movemos, o processo de renovação celular do corpo é ativado, a circulação sanguínea melhora, as chances de obter um diagnóstico de obesidade são reduzidas, e todos esses são fatores que afetam a condição da pele.
Eu não deveria correr e, portanto, escolhi caminhar por mim mesmo. Sempre que o tempo permite e há algum tempo livre, saio para dar um passeio, se possível com um passo rápido. Ando uns 3-5 quilômetros, e quando há tempo e humor, acontece 10 e, se possível, faço exercícios regulares em casa, como na escola em uma aula de educação física.
Alguém tem a oportunidade de ir ao ginásio, alguém pode fazer exercícios em casa, mas em qualquer caso, você não deve perder nenhuma oportunidade de se mover - andar, usar as escadas em vez do elevador, e assim por diante.
Dormir
Em muitos cremes está escrito "esconde traços de fadiga", mas apenas um sono saudável pode realmente eliminar esses traços. É claro que, em nosso mundo dinâmico, poucas pessoas têm a oportunidade de dormir 8 horas por dia, mas ainda vale a pena aproveitar qualquer oportunidade para dormir, porque durante o sono a pele é renovada, restaurada e temos a mesma aparência saudável.
Eu durmo em uma cama firme, em um travesseiro fino e tento ventilar o quarto com mais frequência.
Estresse
Às vezes, o estresse é uma consequência de não apenas alguns problemas, mas também uma superabundância de informações, um ritmo louco de vida, que também é ruim.
É fácil dizer "não fique nervoso", por isso, aproveite e tente não ficar nervoso! Portanto, não vou dizer "não fique nervoso", mas direi "tente não ficar nervoso". Toda vez que alguém ou algo tenta desequilibrá-lo, lembre-se que sob a influência do estresse no corpo aumenta o nível de cortisol, que destrói o colágeno e provoca inflamação, e este é o caminho certo para rugas e espinhas, bem como adrenalina, que agudamente estreita navios sanguíneos e piora o fluxo de oxigênio, para o qual a pele também não dirá "obrigado". Além disso, durante o estresse, o consumo de vitaminas aumenta muitas vezes. O estresse severo pode causar doenças graves da pele, como urticária, dermatite atópica, prurido e até mesmo líquen.
Eu não vou te dizer como aprender a não ficar nervoso, porque este é um tópico separado e muito difícil e muitas vezes não dá certo, mas ainda assim, meninas, vamos tentar, ok?

Nutrição

Todos nós sabemos o que comer é ruim e o que é bom, mas como é difícil se limitar! Mas, novamente, você precisa tentar.
Há três meses não comi doces. Com apenas dois mas. Em primeiro lugar, não ficarei longe do bolo do feriado e posso comprar um delicioso bolo no café, mas tento tornar esses casos o mais raros possíveis (uma ou duas vezes por mês) e, em segundo lugar, descobri por mim mesmo um jeito, como não sofrer docemente. Eu compro uma barra de chocolate mais escuro (76% de cacau), a divido em dez pedaços e como uma por dia - apenas 10 gramas de chocolate por dia saem, mas não ajuda a quebrar bolos toda semana, e esse chocolate é o mais inofensivo. Eu também tento comer nozes e frutas secas, também docemente, mas isso reflete na pele da melhor maneira. Quanto ao doce, eu posso definitivamente dizer que há um resultado, se tornaram realmente menos espinhas.
Eu só como pão se fizer um sanduíche. Só o pão não é branco, mas com farelo. Eu também compro farelo separadamente e como com a adição de água e mel. O farelo tem um efeito muito benéfico na digestão e, portanto, na pele.
Limito-me a salgado, picante, frito, fumado.
Eu também recusei a maionese, para mim é a personificação de todo o mal da comida.
Todo dia eu como pelo menos uma maçã. Para mim, uma maçã é um símbolo de saúde (o oposto da maionese, sim). As maçãs fortalecem o sistema imunológico, diminuem o colesterol, protegem o corpo dos radicais livres e, o que é especialmente importante para a saúde da pele, normalizam os intestinos. Claro, você precisa tentar comer uma variedade de vegetais e frutas, você não vai resolver o problema com maçãs, mas como eu não gostei de nenhum "presente de jardim", uma maçã é meu primeiro passo para mudar.
A água também é importante para a nossa saúde, afeta a umidade e a condição geral da pele também. Dizem que a água deve ser consumida pelo menos dois litros por dia. Mas eu não estaria com pressa para recomendar isso a todos. As necessidades de água das pessoas são diferentes e podem depender de muitos fatores, por isso acho melhor consultar um médico. Quanto à qualidade do líquido que bebemos, o mais útil, é claro, é a água potável não gaseificada, o chá fraco, especialmente o chá verde (o açúcar é melhor substituído pelo mel) e, se o café, o natural. As águas minerais são boas, sucos frescos, mas há muitas nuances e contra-indicações e, portanto, sem o conselho de um médico, não vale a pena.

Cuidado

Não vou escrever sobre marcas específicas. Eu tentei muitas coisas, agora estou testando uma nova maquiagem - "Caetana". Este é o primeiro cosmético profissional ucraniano. Eu uso por um mês, mas por enquanto não vou falar sobre impressões, quero testá-lo novamente. Eu escreverei sobre meus princípios gerais de cuidado.
Limpeza, hidratação
O primeiro e principal passo no cuidado da pele é a limpeza. Desde a adolescência, usei vários géis para lavar. Eles secaram e apertaram a pele, embora não fosse seco por natureza, mas eu não conseguia imaginar como poderia ser de outra forma. O que isso tem a ver com massas, marcas de farmácia e séries especiais para peles superdigadas e sensíveis, mas todos os géis (assim como mousses e espumas - tudo o que espumas com água) secou igualmente a minha pele. E isso continuou até que o novo cosmetologista recomendou enfaticamente que eu mudasse para leite em vez de gel. Reagi aos conselhos com grande desconfiança - nunca entendi como você pode limpar seu rosto com quase o mesmo creme e tinha certeza de que o leite na melhor das hipóteses não limparia a pele e, na pior das hipóteses, obstruiria os poros. Mas tendo decidido tentar mesmo assim, comprei o leite mais simples “Nivea” e ... fiquei encantada! Sim, não é muito agradável puramente psicologicamente na pele seca sujar a sujeira no rosto, mas se você chegar a um acordo com isso, então há vantagens sólidas. Leite limpa perfeitamente - em uma almofada de algodão com loção não há nenhum traço de rímel e pó, eu esqueci o que aperto e peeling é e em um mês de uso eu não notei agravamento da condição de poros ou exacerbação de erupções cutâneas. Sim, e eliminei o psicológico menos simplesmente - aplico leite, removo-o com uma almofada de algodão e, em seguida, enxugo o rosto com água. Depois disso, eu limpo meu rosto com loção e aplico creme.
Peeling
Eu recusei completamente esfregar o rosto com partículas arranhando, não importa quão pequenas e delicadas elas fossem. Qualquer esfrega deixa microporose na face, na qual a infecção penetra facilmente e a inflamação se forma. Agora estou em busca de peeling suave sem "arranhões", mas por enquanto eu uso uma esponja natural para esfoliar as células mortas da pele algumas vezes por semana.
Higiene
É muito importante manter o rosto limpo durante todo o dia e, se possível, excluir todos os métodos de contrair micróbios na pele. Para fazer isso, eu faço o seguinte:
- antes de qualquer manipulação da pele do rosto, lavar as mãos com sabão;
- mudou para toalhas de papel para o rosto, uma vez que uma toalha úmida pendurada no banheiro é um terreno ideal para bactérias;
- Troco a fronha do travesseiro a cada 5-7 dias para que a pele não se acumule misturada com o creme noturno (leio dicas de como tentar dormir de costas e não tocar no travesseiro, mas para mim é acrobacias, mostre-me quem em um sonho é capaz de lembrar o travesseiro);
- Eu tento me afastar de tocar o rosto.
Sobre coisas como lavar cosméticos antes de dormir, eu acho, não vale a pena falar sobre isso.
Proteção solar
Estou apenas começando a estudar esse problema, mas já percebi que é muito importante, por isso estou em busca de uma ferramenta adequada.
Em nenhum caso, não insista na correção de todos os meus pensamentos. Esta é apenas a minha opinião. Eu acho que haverá aqueles que discordam de alguns pontos - talvez eu esteja fazendo algo que não esteja certo ou que eu tenha perdido alguma coisa. Será muito interessante para mim conhecer sua opinião sobre esse assunto e talvez aprender algo novo para mim.
Obrigado pela leitura!
Pele saudável e bom humor!
Cuide-se.

Loading...